Dúvidas sobre Meditação

Esta é uma entrevista que dei para Otávio Leal no programa Momento Zen em 2009 tratando sobre o assunto da Meditação.

Enquanto o Amor é a arte de se relacionar com o outro, a meditação é a arte de se relacionar consigo mesmo. Esclareço algumas dúvidas muito frequentes para a maioria das pessoas que estão se iniciando neste caminho.

Deixe seu comentário depois de assistir o video me dizendo o que achou da entrevista. Suas ideias também são muito importantes para mim!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (54 votes, average: 4,59 out of 5)
Loading ... Loading ...

201 comentários em “Dúvidas sobre Meditação

  1. Foi muito importante para mim essas explicações, pena não vermos a entrevista completa.

    Obrigada

      • Louise Mustafá comentou:

        Vídeo esclarecedor sobre a meditação. Estou tentando inserir na minha vida a meditação e recomendo para alguns clientes meus. Acredito que a meditação têm a possibilidade de favorecer o autoconhecimento. Vídeo desse porte é um verdadeiro estímulo para praticarmos algo que faz tanto bem ao ser humano e que a sociedade ocidental está descobrindo cada vez mais. Parabéns! Percebe-se que você é um grande terapeuta.

          • me ajudou muito esse videio , pq sou muito resistente a me entregar a qualquer controle , agora percebo que não é necessário resistir ,mas sim perceber o meus sintomas , e pensamentos sem julga-los

        • Gosto! Faço meditação, mas por vezes sinto que desaparece a falta de concentração do que estou a meditar
          Um abraço,

          • Eu fiquei muito aflita acho que misturei as coisas um pouco, pois me focava em algo que eu queria e por isso que não deu muito certo,ou seja não percebi mudanças na verdade me deixou mais aflita.podes me ajudar? bjos

    • Maria da Penha Nunes Ferreira comentou:

      Muito boa estas orientações. Quero começar e vou começar a meditar. Preciso demais de encontrar-me e me descobrir, entender os meus porquês. Sou muito ansiosa e tudo que foge da rotina me abala. Muito obrigada!

    • Patricia comentou:

      muito legal o video e tuas explicações bem claras.. legal!..

    • Aeda Santos comentou:

      Saulo tem cara de novinho e muita sabedoria voce não imagina o quanto está sendo esclarecedor suas postagens,obrigada por dividir conosco um pouquinho dessa bagagem ,obrigada que Deus te ilumine sempre!

      • Maria da Conceição comentou:

        Muito bom faz com pensamos mais em relaxar .

        • Maria da Conceição comentou:

          Este vídeo me mostrou como é benéfico relaxar , conhecer o próprio corpo, descobrir as sensações que o relamento faz com a nossa mente e nossos sentimentos.

    • ibajara krug comentou:

      exatamamente o que eu sinto coração acelerado corpo com músculos sempre em movimento sempre pensando que estou com alguma doença;

    • Lairce Vasconcelos comentou:

      Adorei saber que se pode meditar em movimento. Sempre que tento uma meditação (geralmente deitada) caio no sono e mesmo sentada a sonolência me envolve. Vou fazer em movimento. Pode-se fazer enquanto se lida com plantas? É melhor ter uma música de fundo?
      Obrigada por você ter me encontrado.
      Abraços
      Lairce

    • Saulo, valeu pelas dicas, achei de muitíssima valia para este nosso trabalho…. estou fazendo relaxamento a noite ao deitar, confesso que muitas vezes durmo ao longo da meditação.. mas algo incrível tem acontecido, ontem trabalhei no meu bosque fazendo limpeza das 8 horas da manha até 89 horas da noite…fiquei com o corpo todo dolorido, fui deitar 23 horas fiz a meditação e acordei sem uma dor muscular siquer. GRANDE OBRA A SUA… obrigado por tudo!

    • Maria José (zezi) comentou:

      Gostei e estou gostando muito desta convivência mútua.
      Está fazendo me muito bem.
      OBRIGADA
      zezi

    • Benair Coquemala Mansanno comentou:

      Amei a explicação e gostaria de saber mais sobre
      a meditação em movimento.

    • Maria Aparecida de Oliveira Souza comentou:

      Estou tentando me conhecer e descobrir uma maneira de relaxar corpo e mente. E as publicações tem ajudado.

    • michele comentou:

      Querido Saulo Fong, adorei o vídeo e gostaria de saber mais sobre a meditação em movimento, pois necessito muito de encontrar o equilíbrio através do conhecimeto interior. Um forte abraço!

    • ronete oliveira lacerda comentou:

      tudo que estou recebendo de vc tem sido de grande importância para mim e eu tenho procurado viver estes momentos pois tem feito muito bem . eu tenho um comportamento ancioso por exelencia sai de uma pressão arterial de 25 /16 mais eu já tinha conseguido baixar com medicamento trocando de medico estou tentando sair da dependendencia química para dormir e estas suas técnicas tem sido grande valor te agradeço abraço

    • Graça Ianke comentou:

      Muito bom.Obrigada por compartilhar comigo.

    • TEREZINHA comentou:

      Querido Saulo, adorei o vídeo e gostaria de saber mais sobre a meditação em movimento, pois necessito muito de encontrar o equilíbrio através do conhecimento interior.
      Grande abraço.

    • Antonio Teixeira Costa comentou:

      Gostei muito, acho este, um ótimo caminho para enfrentarmos o dia a dia. Tenho vontade de praticá-la.
      Parabéns.

    • Joseane Gomes... comentou:

      O vídeo me ensinou algo novo, como meditar em qualquer lugar, antes pensava que tinha que ficar em ambiente adequado.

    • vera comentou:

      gosto muito de meditação e isso mudou a minha vida estou cada vez mais feliz , e passo essa felicidade para os outros , e espalho o amor por os que precisam e dando energia a quem sofre isso e verdadeiro amor.

    • Silvia Moreira comentou:

      Interessante o quanto é natural e fácil para você, conseguir meditar. Espero que eu consiga algum dia, pelo menos 10% do que você consegue !!!

    • Maria Geralda Fernandes Mendes. comentou:

      Para mim está sendo ótimo,me sinto muito melhor que antes da meditação,e está sendo muito gratificante.

      Obrigadão: Saulo Fong.

    • Regina Paes comentou:

      Vídeo bem explicado.
      Eu prefiro meditar sem fazer movimento algum.
      Eu acha que era errado.Depois de assistí-lo entendi que é assim que prefiro.
      Sou extremamente ansiosa, além de meditar, qual outro exercício seria bom pra mim?
      Obrigada
      Regina Paes

  2. Lucia comentou:

    Obrigada Saulo, foi realmente muito importante para mim as suas explicacoes sobre a meditacao.Tirei muitas duvidas antigas.Pena
    que nao passou a entrevisva inteira.Voce tem o dom de explicar de uma maneira simples e clara. Obrigada.
    Namaste
    Lucia

    • Olá Lucia. Obrigado também pelo comentário. Da próxima vez, publico a entrevista inteira. Bjs!

  3. Eloá Mamare comentou:

    Esclarecedora a entrevista para aqueles que nunca praticaram a meditação. Seja ela induzida ou não.

  4. ingrid do carmo escardoa comentou:

    grata por partilhar seus conhecimentos e experiência, estou sempre buscando e foi ótimo essas explicações, se me permite dizer, gostaria que postasse mais vídeos explicativos ou ensinando mesmo quem esta longe, uma meditação com mantras para reequilibrar os chackras seria uma boa, eu adoraria….muita paz e luz

  5. Flávia Menussi comentou:

    Uma pena não poder assistir a entrevista completa, porém o pouco assistido foi de grande valia.

  6. Ilma Marinho de Azevedo comentou:

    Gostei muito dos esclarecimentos, principalmente no que se refere a
    resistência.
    Obrigada
    Ilma

  7. Zilá comentou:

    ..A mim esta muito claro a importância de encontrarmos a paz interna e sendo encontrada podemos construir uma sociedade sã.
    Com a meditação e suas diversas formas de nos auto conhecer temos possibilidades de auto domínio aprendendo e ensinando a fazer a diferença positiva.

  8. Edjane Santos comentou:

    Ótima explicação sobre a meditação. Quero muito que isso faça parte de minha vida!

  9. paulo comentou:

    Muito interessante e sugiro, se for possivel, ampliar o assunto pois no desenvolver a arte de relacionar-se consigo mesmo todo o aprendizado é precioso.

  10. clarionice comentou:

    Sempre que medito alcanço um estado alterado,minha energia se expande sinto uma paz interna bastante relaxante e uma sensação de que faço parte de um campo vibratório regido por um ser de luz irradiante presente e unipresente

  11. Izabel comentou:

    Gostei muito de suas explicações, apesar de eu ser um tanto resistente, vou tentar hoje mesmo silenciar e me sentir. Muito obrigada!

  12. As minhas percepções naturais sobre meditação se confirmam em
    sua entrevista. Ilustram de maneira simples e objetiva o que quer dizer meditação. O controle da vida precisa estar em harmonia com os conflitos, resistências e tensões. Para melhor poder superá-las.
    1 abraço

  13. Eliane Gonçalves Schmith comentou:

    Oi, Saulo …vc realmente está com a fisionomia jovem e acho que isso ocorre quando se está pleno , as células responde e vibram na luz que a pessoa emite. Tenho alguma dificuldade de meditar porque na maioria das vezes acabo dormindo, por relaxar. Mas faço um trabalho de meditação com um grupo através de mantras que me deixa muito bem. A sua entrevista me deu dicas para melhorar minha prática. Obrigado por me deixar fazer parte dos teus conhecimentos. Abraço. Eliane -Porto Alegre/RS

  14. Cintia comentou:

    Adorei a matéria…Parabéns! Abraços, Cintia

  15. oi, adorei o video, foi de muita importacia pra mim..eu tenho dificuldades para me concentrar, mas vou tentar.. espero receber mais novidade, fique em paz.

  16. Madalena Maria da Silva comentou:

    O vídeo foi muito interessante pra mim. Tenho dificuldades para meditar, pois às vezes desconcentro. Percebo que a meditação têm a possibilidade de favorecer o autoconhecimento. Quero tentar colocar em prática para melhorar minha vida. Obrigada por ajudar. Abraços.

  17. Adorei,É exatamente isso. Não resistir ,não julgar.Manter-se grato a tudo.

  18. Gostei bastante do vídeo, encontrei boas respostas sobre meditação, parabéns pelo Blog. Abraços.

  19. Lissandra comentou:

    Olá Saulo boa noite,

    Primeiramente de fato você aparenta bem jovem, não sei se mais do que é de fato, mas para uma grande gama de pessoas isso já serve de estímulo, rs… Parabéns! pois a beleza quando não é naturalmente linda se assim posso dizer, pode ser conquistada e começa internamente.

    Falo de beleza pois a juventude faz parte dela.

    Obrigada por compartilhar um pouco de seu conhecimento!

    Abs.
    Liss

  20. Daiana Ogwu comentou:

    O vídeo é ótimo, Saulo. Me fez lembrar detalhes do curso que fiz com você em 2011, que me ajuda muito até hoje.
    Parabéns e continue com este trabalho fantástico que você faz!
    Abs,

  21. LUZ comentou:

    Bom dia!!
    Paz…estou iniciando a meditação…
    e gostei muito do que ouvi.
    Grata!

  22. Jacqueline comentou:

    Gostei muito, especialmente do detalhe em que fala que a pessoa deve descobrir a sua individualidade para meditar. Porque conheço pessoas que falam que não consegue meditar colocando uma musica suave e relaxar….pois isso lhes causa mais tensões ainda.
    Agora com seu esclarecimento poderei falar para essas pessoas que para meditar não é necessário ficar imóvel. Muito obrigada. Boa noite

  23. ESTOU ASSISTINDO OUTRA VEZ SOBRE MEDITAÇÃO.
    SEMPRE ACHEI QUE MEDITAÇÃO ERA ALGO NÃO MUITO BOM.
    MAS ME ENGANEI, TENHO FEITO E TEM FEITO MUITO BEM PARA MIM.
    MAS TENHO MEDITADO COM MUSICAS MINHAS MESMO, É VÁLIDO. É MÚSICA SUAVE.

    ATÉ BREVE.

    VÂNIA.

  24. Cristiane comentou:

    Muito bom os seus videos. E muito interessan, te seu trabalho, gostaria de apreender a meditacao mas a fundo, sei que me ajudaria a dominar meus pensamentos e sentimentos.

    • laura grandi comentou:

      Com.simplicidade,vc dismistifica a Meditação e nos induz à prática!!Grata!!Laura

  25. Helenilza comentou:

    Amei a explicação e gostaria de me aprofundar mais na meditação!

  26. suelen comentou:

    A entrevista ficou muito boa, inclusive a mandei para 2 amigas com as quais já conversei sobre a meditação faz bem.
    Mas a TV tem seus tempos né, a gente tem várias vezes a impressão dos cortes bruscos feitos à fala, e o tempo não permite uma maior argumentação.
    Parabéns pelo trabalho :)

  27. WALDECY LINO COELHO comentou:

    Saulo Fong, bom dia, muito bom seu vídeo, obrigado por nos ensinar uma técnica que todos nós, poderíamos aprender, cada a um a seu rítimo, gostaria de saber qual a ligação que posso fazer com o tratamento analítico (psicanálise), e meditação, grato pela atenção desde já.

  28. Natividade comentou:

    Interessante! Estar conectado sem resistência com a vida.
    Obrigada,
    Abraço,
    Natividade

  29. Maria Donizete Sanches comentou:

    Paulo, é muito interessante seu trabalho, a meditação tem me ajudado muito a lidar com o stress do dia a dia.Obrigada por todas as informações.
    Grata Maria

  30. Carla comentou:

    Muito bom o video. Trato-me de depressão e ansiedade faz 13 anos e confesso não suportar mais. Acredito que esta meditação me ajudará aos poucos a largar tratamentos convencionais. Sou do RJ, mas dá vontade de ir para São Paulo para tratar-me pessoalmente, caso minhas condições financeiras no momento fossem favoráveis… Parabéns pelo trabalho! A princîpio estou fazendo diariamente a meditação demonstrativa que oferece em seu site e sinto-me bem no momento que faço. Continuarei.
    Respeitosamente,
    Carla.

  31. Sílvia comentou:

    gostei do vídeo, vc fala de coisas que a gente sabe e não pratica. Pessoas como eu, super ansiosas tem muita dificuldade em meditar, mas algumas dicas que vc deu podem vir a ajudar, trata-se de ter disciplina e que é ansioso em gela tem uma vida pouco disciplinada. Seria um remédio para muita coisa para mim, estou longe de alcançar, mas ajudou. Nesse mundo em que poucas pessoas se dispõe a ouvir ou ajudar os outros posso dizer que foi um belo presente ver o vídeo.
    Me inscrevi para participar de sua “aula” e mesmo vc tendo dado mais prazo, e postergado a disponibilidade da mesma no end que vc enviou, não consegui lembrar, depois foi questão de problemas para resolver…enfim, perdi uma grande oportunidade, mas agradeço a vc pela sua boa vontade em divulgar ensinando algo que faz bem para a saúde física e mental. Abraços e tudo de bom para vc.

  32. Adriana Iacovone comentou:

    Sou Facilitadora de Yoga. E gostei muito da sua entrevista; bastante esclarecedora. Tbm gosto de dar p/ meus alunos a meditação em movimento, caminhando na praia! Os Monges Budistas, praticam muito esse tipo de meditação, caminhando na Natureza! Abraços! Namastê!

  33. Maria Carmem de Siqueira comentou:

    Saulo,bom dia.Queria que você me explicasse,eu rezo como se estivesse meditando-me silecio o tempo todo e desligo de tudo.Sou muito tranquila,queria saber se estou meditando.
    Mc 20/10/2013

    • Olá Maria,

      Se você sente-se bem com isso é o suficiente. Não precisa se rotular se está meditando ou não..;)

      Um Abraço,

      Saulo

  34. zilma comentou:

    Muito boas suas explicações. Amei

  35. David R Silva comentou:

    Muito bom, obrigado mesmo!!!

  36. Gean Carlo comentou:

    Olá, Saulo.
    Identifico-me com a filosofia que segue, e a maneira como a expõe é de uma atitude bastante madura. Gosto do tema “Meditação” e me interessou quando você disse que esta pode ser feita quando em movimento. Existem coisas que preciso trabalhar internamente, e que acabam aflorando em determinadas situações, e me pareceu que a meditação em movimento seria uma forma de trabalhar essas questões. Abraços, Gean.

  37. Dilene Marta Vieira comentou:

    Saulo, você frisou bem, durante sua entrevista, cada um tem uma forma de meditar, um nível de percepção de si. Qual seria sua orientação para trabalharmos um grupo com o objetivo da meditação? Existe um caminho, uma dica para que, como terapeutas, trabalhando uma meditação coletiva possamos obter maior êxito e melhor aproveitamento das pessoas? Gratidão pela sua atenção e seus esclarecimentos.
    Fraternalmente,
    Dilene.

    • Olá Dilene,

      A melhor forma é a sua forma…;)

      Acredite nisso que qualquer grupo fluirá!

      Um Abraço!

  38. REGINA comentou:

    Interessante, é muito bom meditar. Nos faz encontrar com nosso “EU”.
    Ainda mais na vida agitada que levamos. Muito bom termos esclarecimentos.

  39. Cláudio comentou:

    Vc diz no vídeo tudo o que eu necessito ouvir, espero conseguir meditar, passo por um momento difícil comigo mesmo, preciso esvaziar minha mente e poder ter o privilégio de me encontrar comigo mesmo. Obrigado mais uma vez, essa ajuda está sendo primordial. Um gde abço…………….Cláudio

  40. Marinilde Nazareth Ghedini Pacheco comentou:

    Minha sobrinha postou sua Meditação no Facebook, abri e me encantei. Senti-me , no inicio, meio desconfiada e depois relaxei e a sensação de flutuar me deixou relaxada e em paz! Obrigada!

  41. Cíntia de Mello da Silva comentou:

    Olá Saulo!!

    Achei super interessante sua entrevista. Me chamou a atenção seu comentário sobre o controle que desejamos ter sobre nós, as pessoas e situações…
    Eu sinto dificuldades no autoconhecimento, e em serenar minha mente… parece que estou sempre em um turbilhão de sentimentos e sensações…
    Mas vou seguir te acompanhando, tem me auxiliado muito
    Obrigada
    Cíntia

  42. Iara Hatzlhoffer comentou:

    Muito bom. Temos o costume de brigar muito com nossa mente. No meu caso o que me deu um grande alento foi a informação que podemos meditar tb em movimento, pois ñ consigo ainda sentar e só meditar. Obrigada.

  43. Boa noite Saulo… Gostei muito de suas explicações, apesar de eu ser bastante resistente, vou tentar hoje silenciar e me sentir mais. Saulo, achei vc muito jovem, mas com uma grande sabedoria, muito calmo e sereno, e com uma capacidade enorme de relaxar e meditar. Quero aprender a me dominar, porque sou muito ansiosa. Muito obrigada por me deixar fazer parte dos teus conhecimentos, estou me sentindo muito melhor, mas quero aprender muito mais. Parabéns! Abraços. Delir

  44. Helena S Umetsu Durante comentou:

    Boa noite Saulo, tudo bem ? já conhecia o seu trabalho e o Instituto União , quando procurei curso para o meu filho, que estava em fase de vestibular, mas não dei continuidade, e por coincidencia, minha amiga enviou um video e era do seu site, por isso resolvi me cadastrar. Admiro e gosto do seu trabalho, pretendo fazer um curso de meditação para aprender mais sobre o assunto e conseguir os beneficios que ela proporciona. Obrigada por compartilhar seu conhecimento que é de grande valia para nós.

  45. alvacir dietrich comentou:

    Gostei muito quando fala a respeito da respiração, que trava quando ficamos tensos, aprendi muito com a explicação, cada um tem um modo de ser, penso que tudo é treino e querer melhorar, sentir-se bem, enfrentar situações difíceis, somente com essas técnicas é possível, a interiorização é excelente. O encontro com nós mesmos, nos torna melhor. Quero agradecer o DVD, gostei muito e estou a cada dia melhorando! Muito grata.Alvacir

  46. TELMA REGINA BONACCI ROSSATTI comentou:

    OLÁ,

    COMO SEMPRE FANTASTICO, EU GOSTO MUITO DE CUIDAR DO MEU JARDIM,POIS LÁ ME ENCONTRO ATENTA E CONSIGO TRANQUILIDADE, E AS PESSOAS A MINHA VOLTA NÃO CONSEGUEM
    ENTENDER ACHAM QUE FICO CANSADA QUE NÃO VALE A PENA É MAIS FACIL PAGAR ALGUEM E POR AI VAI.
    MAS NADA DISSO ME ABALA MAIS, SAIO DE LÁ RENOVADA E DE ALMA LAVADA,VALE A PENA PRATICAS ASSIM, TALVEZ VC PODERIA ENSINAR ALGUMA TECNICA NESSE SENTIDO.
    OBRIGADA PELO TRABALHO GRANDIOSO QUE FAZ.
    UM GRANDE ABRAÇO QUE ESSA LUZ NUNCA SE APAGUE.

  47. Obrigado Saulo, pelas explicações. Comprei um livro sobre HathaYoga e lá junto com os exercícios o final era meditação e relaxamento. Como ficava muito tenso, achava que aquilo não era meditação. Agora começo a entender. Abraço…

  48. jandira pessin comentou:

    oi Saulo, bom eu gosto de tudo que vem de você. as frases a meditação, enfim….. muito obrigado……….

  49. Luiza Oneide Rivara comentou:

    Gostei muito da orientação. Hoje, depois de slgum tempo, já consigoquietar a mente , especialmente quando ouco , uso a meditação com alguém me fazendo relaxar e me dando palavras positivas. Para mim o segredo da saúde esta nameditacao. Ainda tenho um grande caminho para percorrer mas, buscando estas orientações com certeza vou melhorar. Muito obrigada!

  50. Raquel comentou:

    Muito esclarecedor o vídeo! Já pesquisei bastante à respeito de meditação, estou tentando aplicá-la no meu dia-a-dia, me propus a fazer um desafio de meditação durante 21 dias, mas agora dei uma relaxada e não dei continuidade. Tenho um pouco de dificuldade de dar continuidade aos meus objetivos. Na prática dou uma empacada.
    Gostei muito quando você disse que dá para realizar exercícios dinâmicos de meditação, porque sou uma pessoa, ainda, meio agitada e não tenho muita paciência de ficar sentada e quieta durante muito tempo. Aliás comprei ”O Despertar do Amor” e estou gostando bastante! Me identifiquei bastante com a meditação shaking! Funcionou bem para mim!
    Obrigada por compartilhar e transmitir toda essa sabedoria!
    Gratidão e Parabéns Saulo!
    Abraços

  51. Marcel comentou:

    Eu ainda encaro a meditação como uma tarefa q eu tenho q fazer logo pra me livrar dela; mas eu tenho transtorno de ansiedade generalizada; eu acho bem melhor pra mim meditar enquanto corro ou faço qq exercício aeróbico, pq me parece q entro num contato maior não só com o meu corpo e seus movimentos, mas tb com a minha respiração

  52. Cida Vidal Cesar comentou:

    Saulo boa noite, acabo de ver seu video, gostei muito. Ainda tenho muita dificuldade em: concentração, relaxar, estou tentando começo e não continuo…. , seus videos estão me ajudando, o problema está em mim não sei o que devo fazer abraço. Cida

  53. Nilton comentou:

    Sua entrevista me esclareceu muito. Estou sentindo mudanças desde que comecei a fazer o D A , fazia sempre a noite mas agora quando sinto necessidade e da tempo faço em qualquer momento.
    Obrigado por me mostrar esse caminho, Abraços.

  54. Eduarda Pina Venturini comentou:

    Saulo achei fantástica a sua entrevista. O momento mais importante para mim foi a citação do silêncio. Em particular, falar, tentar me explicar, desabafar são situações que para mim em particular demandam muita perda de energia, talvez por isso nunca me senti confortável com terapeutas. Silenciar a alma, é meu objetivo. Acho que estou no caminho certo. Tenho estudado em paralelo sobre a TISE (Terapia da Alma), tratamento que me submetia com meu irmão que faleceu há 01 ano. Ele era terapeuta holístico. Estou tentando usar a teoria da terapia dele para me silenciar , me perceber melhor, equilibrar minha energia. Mas a aplicação da técnica me faz falta. Motivo pela qual tornei-me sua fã. Sinto que a cada dia descubro um pouquinho mais de mim….Obrigada.

  55. Roseli Martins comentou:

    Muito legal, Saulo. Quanto mais conheço o seu trabalho mais admiro esse dom divino que vc tem, de envolver e atingir de uma maneira tão natural as nossas necessidades. O que me tocou bastante na sua entrevista foi a questão das resistências, pois essas são o motivo dos meus tormentos. Como sou radical comigo mesma! Estou sempre me cobrando, me comparando com os outros, tentando melhorar com base naquilo que julgo ser modelo para a sociedade e não naquilo que faz sentido para mim. Mas agora vejo o quanto estava equivocada e como é bom saber disso, pois entendi que há um caminho muito mais prazeroso para me corrigir e tentar resolver esses conflitos. Tenho feito o treinamento do Despertar do Amor, mas acabo sempre adormecendo antes de finalizar a meditação. Não sei se relaxo demais ou se é o cansaço que me domina, mas percebo que o sono tem sido bem mais sereno do que antes. Muito obrigada por compartilhar essa sabedoria divina, que nos possibilita oportunidades para melhorarmos e crescermos espiritualmente. Muita luz para todos n

  56. Helena comentou:

    Obrigada Saulo, suas explicacõea são muito claras e faceis de entender, continue nos dando dicas, um abraço.
    Helena

  57. Mariní Bazzo Fernandes comentou:

    Olá Saulo, obrigada pelos ensinamentos. Vc é uma pessoa iluminada. Gostaria de saber se vc tem alguma técnica pr quem tem muita dificuldade de concentração.

    Agradeço por tudo, grande abraço // Mary

  58. Iranira Nogueira Oliveira comentou:

    Muito boa a explicação sobre meditação, vou prestar mais atenção em mim!

  59. Jose Edson de Araujo comentou:

    Saulo gostei da explicação ando mtoooo com os pensamentos a mil mtass coisas passando na cabeça e tbm diversas reaçoes no corpo tem dia q até consigo controlar mais tem dia que fico mtoooo agitado. Estou no processo do despeitar do amor estou gostando me sindo bem as vezes confuso pq será abs….

  60. Tânia Ap. Pereira da Silva Brito comentou:

    Querido muito obrigada por dividir conhecimento e sabedoria que você possui, acredito que compartilhar isso é que te faz cada vez mais sábio. Contudo estou tentando me disciplinar para criar o hábito de meditar todos os dias e essas informações que você tem passado tem me ajudado entender é tão simples quando você comenta. Estou pegando!!! Que Deus te ilumine cada dia mais e mais para que possamos ser mais abençoado por você. Sucesso….

  61. Márcia comentou:

    Saulo, acho que a aparência jovem me dá tb mais tranquilidade e confiança no trabalho qdo penso que uma pessoa jovem tem tanta sabedoria e consciência para transmitir. Seu trabalho tem trazido mais saúde para minha vida! Isto é muito bom!!! Obrigada!

  62. Marcia Preciliana Gomes Maia comentou:

    Obrigada por compartilhar estas informações, prático meditação há 2 anos, então ainda estou engatinhando. Gosto de ouvir tudo sobre o assunto, pois sempre tem algo mais a aprender.
    Namastê

  63. Eustaquio comentou:

    gostei de mais,asim como adorei do teu trabalho despertar do amor,
    esta me ajudando muito

  64. maria spolador comentou:

    Gostei muito, você deixa tudo muito fácil de ser entendido. Parabéns e obrigada !

  65. Heraldo Corrêa de Souza Filho comentou:

    Mestre Saulo,
    A entrevista, tanto quanto as demais trocas até aqui desenvolvidas, têm me ajudado na elaboração de um projeto piloto que venho desenvolvendo na escola pública municipal no Rio de Janeiro (1º segmento) onde leciono. Dado a minha experiência essencial com a yoga, shiatsu e a medicina chinesa na introdução das aulas (15′) realizamos exercícios de concentração, visualização e meditação, objetivando o desenvolvimento do equilíbrio emocional e da aprendizagem.
    Por favor, faça um comentário e se possível dê sugestões.
    Obrigado.

    • Olá Heraldo,

      Parabéns pela iniciativa. Acredito que a melhor forma de ensinar as crianças é primeiro através da atitude com a qual lidamos com elas. E neste quesito, a principal atitude perante uma criança é aceitar ela do jeito que é e perceber cada uma como um ser único. É importante também que elas possam se conhecer e se divertir com o assunto.

      Um Abraço,

      Saulo Fong

  66. Madlaine comentou:

    Gostei do vídeo. Minha dificuldade na meditação é sempre o pensamento. Ficam surgindo a cada instante. Preocupações do dia-a-dia. Quando percebo retorno à meditação.

  67. Seus videos e meditações tem me ajudado muito, estava pensando em fazer yoga também,gostaria de saber se ela ajuda na postura também além da ansiedade ?

    Abraço

  68. Sílvia Regina dos Santos Martini comentou:

    Saulo, achei maravilhosa a entrevista! Cada vez mais estou me interessando pelo assunto! Mas a frase que mais me chamou atenção foi:
    “O incômodo é uma grande porta para a pessoa se conhecer”
    Um grande abraço,
    Sílvia

  69. Esclarecedora sua entrevista. Gostaria de acrescentar uma outra forma de meditação em movimento, além das que voce mencionou – nas Danças Circulares Sagradas eu encontrei uma forma prazerosa de meditar em movimento -
    Parabéns pela entrevista, muito bacana o modo com que voce abordou o tema.

  70. Andréia comentou:

    Saulo,

    A bastante tempo eu venho tentando meditar, acalmar a mente, sem grandes sucessos. Fazendo aquela meditação ativa que vc sugere, percebi, num dia em que me sentia com a mente agitada e estava incomodada com essa sensação, que a sensação desagradável se diluiu com uns 10 minutos de prática e fiquei com uma sensação de bem estar por pelo menos 24 horas. Isso seria um sinal de que para começar devo investir na meditação ativa ao invés de tentar sentar e ficar em silêncio?
    Andréia

  71. Sueli Morais comentou:

    Olá Saulo, gostei um tanto de ouvir você falar!! Seus gestos e sua expressão me mostra o quanto você está em sintonia com o Universo. Grata por estar te conhecendo através do que você ensina. Fazer o relaxamento induzido e Subliminar está me fazendo muito bem! Grata por você existir e por tão grande sabedoria!! Ainda vamos nos encontrar…

  72. gilmar eocha paradela comentou:

    Saulo gostei da explicação porem to ainda na fase de relachamento induzido a 12 dias, tem me ajudado sim, estou mais calmo, porem nos ultimos dias durante a seçaõ a mente ocila com pensamentos nao bons, que quero eliminar, sao pensanmentos invuluntarios do passado e futuro, os que realmente gera anciedade pois preciso lidar com o presente,
    é normal isto acontecer? pr outro lado to preparando meu audio subiliminar com a minha vóz e musica do meu gosto com frases positivas conforme sua orientção, estou correto? isso pode ajudar
    nesses momentos de, diria confusão mental.
    abraço.

  73. Rafael Godoi comentou:

    Fala Saulo! :-)

    Muito legal a sua entrevista.

    Não tinha pensado na ideia de meditação em movimento e realmente faz muito sentido. Lembro que quando pratiquei yoga sentia a mesma paz interior de quando faço zazen.

    Valeu, abraço!

  74. JANE comentou:

    Muito interessante as maneiras que podemos meditar. Lembro-me da primeira vez que tentei ficar parada, ouvindo a minha respiração e prestando atenção nas inúmeras reações do meu corpo, não foi nada fácil. Hoje, depois de 2 anos tudo em minha vida mudou.
    Essa questão do “certo e do errado” é uma das maiores dificuldades que enfrentamos para nos libertar de opiniões que formamos no decorrer de nossa vida. Aos poucos, consigo ficar mais consciente de mim mesma. Não me cobro tanto e estou aprendendo que viver é sentir emoções. O importante é se reconhecer apenas como pessoa, o que já é bastante. Nem mais, nem menos que nada que faz parte da natureza, sou parte dela.
    Abraços

  75. Carla Simão comentou:

    Para mim foi muito esclarecedor e o mais importante, entendi que a meditação é algo simples. Seguindo o exemplo que vc deu, se nas minhas aulas de boxing eu estiver atenta aos meus pensamentos, respiração, movimentos corporais, estarei meditando durante a atividade física, certo?
    Fazem 10 dias que estou fazendo o relaxamento do despertar do amor e estou me sentindo muito mais serena, em paz. Mas continuo me sentindo muito cansada e sem energia depois que chego do trabalho e daí não consigo fazer aquela meditação ativa, mas agora, depois da entrevista vejo que posao aproveitar o momento da academia para fazer a meditação ativa, certo?
    Saulo, como sugestão, vc poderia mandar alguma coisa falando sobre esa questão da energia, de como controlar melhor , como obter mais energia? ?? Obrigada! !!!

  76. Cleuza Moreira Candido comentou:

    Saulo, obrigada por enviar seus vídeos. Sou muito ansiosa, e qualquer coisa que foge a meu controle me abala demais. Tomo tranquilizantes a mais de 20 anos, mas não consigo me acalmar. Não sei meditar, gostaria muito de aprende, mesmo assistindo seu vídeos não estou conseguindo, parece que meu corpo e minha mente não se conectam.

  77. Vera Lucia comentou:

    Te agradeço Saulo, por mais essa orientação! Gostei do seu trabalho! Parabéns!

  78. Angela comentou:

    Bom dia, mestre Saulo. Este seu vídeo ajuda a compreender como melhor lidar com o inicio da nossa aprendizagem á meditação, saber onde podemos ir passo a passo.. É importante compreender onde está o espaço dos outros, saber respeita lo para que sejamos nós, respeitados. Obrigada

  79. Antonio Valdir de Araujo Silva comentou:

    Gostei do que foi dito por vc. Saulo, principalmente no que diz respeito à liberdade, ou seja procurar aceitar o que é natural para se liberta, não ter medo dos pensamentos, ter sim a confiança e a sinceridade de que nossa proposta é na evolução do espírito, caso aconteça, aliviará o corpo físico da tensão e do medo provocado pela vida “moderna”, levando ao conhecimento de verdades que libertam e curam doenças do corpo físico provocadas pela mente desequilibrada. Vc. me fez pensar assim agora. Obrigado.

  80. Maria José da Silva Neiva comentou:

    Olá,Como sempre suas explicações são muito favoráveis para mim estou maravilhada com tudo o só tenho que agradecê-lo.Só muito preguiçosa para meditar, mas espero chegar a fazer isto com mais frequência, as minhas sensações hoje maiores e de desconcentrar diante das pessoas de repente me sentir alhéia ao grupo me desligar isto me é quase constante, gostaria de sua orientação. Um abraço e muito obrigada a tudo.

  81. Saulo, tuas informações e orientações são muito ricas.Não considero fácil por isso tudo em prática mas, sem dúvida o auto- conhecimento é o caminho para o aperfeiçoamento do ser humano. Muito interessantes e inteligentes tuas colocações. Parabéns, adorei. Abraços.

  82. Saulo, Em suas palavras claras e objetivas dá para perceber que você já estabeleceu a conecção essencial com o príncipio Criador, Parabéns pela entrevista e pelo bem que faz aos outros!

  83. Ailton Pereira comentou:

    Ainda não consegui iniciar o processo de meditação. Ainda estou bloqueado para certas atitudes. Mas vou tentar… Estou seguindo e interessado em continuar o processo na qual me enviou. Estou satisfeito, e quero evoluir muito mais. Obrigado

  84. Luiz Rodrigues comentou:

    Olá ! Saulo !

    Muito Bom! Considerei muito importante suas dicas sobre Meditação, Fiz Yoga durante muitos anos e em geral os Mestres dizem que a Meditação é para Serenar a Mente. Sendo que sempre tive muita dificuldade com isso. Suas dicas tenho achado muito melhor. Valeu !

  85. Fernanda comentou:

    Tenho tentado praticar e não julgar minhas emoções e sentimentos… Confesso que por ora não está sendo muito fácil! Mas uma passagem do vídeo que será de grande ajuda pra mim é quando se diz que o silêncio é consequência e não meta… Obrigada, Saulo!

  86. Regina comentou:

    Achei muito interessante sua fala sobre o tipo de meditação que é mais apropriada para cada pessoa, o que ela mesma tem que descobrir qual é.
    Eu prefiro ficar quieta, de olhos fechados, de preferência repetindo um mantra e com alguém dando os comandos em gravação. Enfim, devo agradecer os teus envios quase diários de correspondência e confessar que ainda não estou realizando os exercícios diariamente. Talvez porque pratique Reiki e outro tipo de meditação, mas me falta mesmo disciplina. Mas aos poucos vou chegando no ponto certo. Obrigada pela presença atenciosa.

  87. António Migue comentou:

    Gostei muito da explicação, simplificando ao máximo o que é a meditação. Eu gosto muito de andar de bicicleta e quando eu digo, que faço meditação a andar de bicicleta, toda a gente me disse, que era impossível, mas agora fiquei satisfeito em saber, que também faz meditação a caminhar e em outras atividades.
    Obrigado pelo vídeo.
    Om Shanti
    Namasté

  88. Jose Luiz Carlos de Souza comentou:

    Muito boa as explicações, preciso aprender mais a respeito.

  89. NILTON FERREIRA comentou:

    Gostei muito de assistido o vídeo, a entrevisto foi bastante esclarecedora.
    Estou passando por uma nova fase de vida, pois, aposentei recentemente e por isso estou iniciando um processo de introdução do processo de meditação para adquirir mais qualidade de vida.

  90. Andrea comentou:

    Saulo, e possivel curar a insonia atraves da meditacao e do trabalho que vc desenvolveu “o despertar do amor”?
    Muito obrigada.

    • Olá Andrea,

      Algumas pessoas tiveram ótimos resultados com a insônia. Agora é importante deixar claro que existem diversas variáveis que influenciam qualidade do sono, como estímulos externos.

      Um Abraço,

      Saulo

  91. Sabe Saulo, as vezes eu faço meditação e depois tenho vontade de dormir. Quando adormeço, tenho sonhado com muita água( rio, lago ou mar) e acordo com medo. Por que razão isso acontece?

    • Olá Lourdes. Interpretação de sonhos não é o meu forte. O importante é aprender a lidar com a sensação de medo. Apenas observe as sensações físicas, e perceba que elas passam.

      Um Abraço,

      Saulo

  92. Madalena Paim comentou:

    Saulo
    Gostei bastante, mas realmente o tempo foi curto. Esclarecedora e objetiva. Vendo você falar fica tão simples e acho que realmente é, precisamos apenas de disciplina para começar e depois inserir em nossas vidas..

    Abraço
    Madalena

  93. Olá saulo assiste o video”duvidas..”, gostei de suas explicaçoes . Tenho muita dificuldade em meditar ainda não aprendi a me desliga rmas vou continuar tentando quem sabe com a sua ajuda vou conseguir ,obrigada pela solidariedade .estou achado bem interessante o seu trabalho .Até a proxima

  94. José Amintas Figueiredo Nunes comentou:

    Observei que o vídeo estimula à percepção maior da prática da meditação. Tenho também a vontade de experimentar em mim novas maneiras de meditação, embora ainda não tenha feito uma meditação em movimento. Achei interessante sua orientação na observação dos incômodos. Vou observar as suas recomendações.

  95. Antonio comentou:

    Parabéns ótimas dicas para meditações, continue assim voce esta ajudando muitas pessoas abraços.

  96. Edélvi Joana Konzen comentou:

    Oi!
    Acho muito difícil me concentrar para meditar. Estou tentando. Gostei do vídeo. É esclarecedor. Obrigada

  97. Lenora Telles Pires comentou:

    Olá Saulo, realmente a meditação nos traz verdades interiores que muitas vezes se transformam com a aquisição de novos valores ou muitas vezes esses valores se enraízam porque alguns são imutáveis. O importante é prosseguir no grande além de dentro, é lá que se encontram respostas, saúde e paz. Tenho feito a sua meditação dirigida e estou me sentindo muito bem, talvez seja também o efeito das mensagens subliminares… Obrigada!! Lenora

  98. Bernadete comentou:

    Obrigada por postar este vídeo. Muito esclarecedor e com certeza me tirou muitas dúvidas.

  99. Dulce Teixeira comentou:

    Estou grata por ver seus videos, sempre aprendendo uma melhor forma de viver. Obrigada!

  100. Maria Lucia de O. Mendes comentou:

    Olá Saulo,
    Muito importante seus esclarecimentos, haja visto que me considero uma pessoa ansiosa, porém depois que adquiri o Despertar do Amor, percebo que já me controlo mais, e quando nao estou bem corro e faço o relaxamento induzido e fica tudo bem, realmente está sendo de grande valia para o meu bem estar. Obrigado. Abraços

  101. Andreia Santos comentou:

    Sartre ja dizia “o inferno são os outros”, e concordo,pois é através do outro que conseguimos nos enxergar. Como vc disse, que os acontecimentos da vida e até mesmo os incômodos servem para mostrar p gente mesmo quem somos. Ja me vi tendo atitudes horriveis perante a certas situações, e essas situações serviram para me apresentar a mim mesma, ou melhor, apresentar um lado ruim a mim mesma, assim como houveram outras situações em que me deparei com um lado maravilhoso que eu mesma desconhecia…

  102. Dulce Teixeira comentou:

    Olá Saulo,
    Esse vídeo foi bem esclarecedor, porque fico tentando controlar nuvens imensas de pensamentos que surgem e me causam muito tensão, por não conseguir esvaziar minha mente. A parti de agora vou apenas observa-los, deixa-los que eles passem sem tentar controla-los. Se tiver mais alguma dica ficarei muito grata.
    Obrigada e Forte Abraço!

  103. Boa noite, Saulo Fong. Gostei muito da entrevista. Realmente assim é que gosto de fazer a meditação e acho que está me ajudando. Vou fazê-la durante trinta dias, pois me fará muito bem. Obrigada. Isonha.

  104. Ader comentou:

    Muito interessante suas explicações sobre meditação. A forma como você menciona as diversas formas de meditar me deixou mais tranquilo em procurar meu melhor caminho.
    Grato. Um abraço.

  105. Oi Saulo
    Adorei a entrevista. Acho muito legal a meditação, mas infelizmente não pratico. Gostaria de adquirir esse hábito diário, pois com certeza minha vida seria muito melhor. digo isso porque sofro muito com ansiedade, stress e sei que a meditação consegue até acabar com esses problemas.
    Já adquiri um curso seu de meditação, mas não fiz salvei a tempo e acabei perdendo, devido a um problema que tive no computador. Mas achei maravilhoso.Adorei o que vc me mandou. Se vc pudesse me reenviar ficarei muito feliz.
    Você pode ver que paguei certinho e fiquei muito triste de perder o conteúdo que era valioso. Pense com carinho e me reenvie. Tenha certeza que o que vc puder me enviar em meu e-mail sobre esse assunto, ou relacionado,, vou adorar!
    Um grande abraço e continue a ajudar as pessoas através de incentivo sobre a meditação.

  106. Rosangela comentou:

    Oi Saulo,
    Obrigada por suas explicações esclarecedoras. Foram de grande ajuda. Abraços

  107. ronete oliveira lacerda comentou:

    ola Saulo adorei a entrevista estou em contato com o despertar que minha filha me deu o que vc vem mandando estou muito melhr e vou continuar sempre obrigada

  108. Fátima comentou:

    Saulo,

    Muito esclarecedora sua entrevista. Estou cada vez melhor, fazendo a meditação. Abraços

  109. ESTOU QUERENDO COMEÇAR PASSAR PARA MINHA MAE E MEUS IRMAOS AGRADEÇO A VC TODA AJUDA

  110. Tânia comentou:

    muito obrigada pela ajuda, sou muito anciosa, e dessa maneira que vc explicou estou conseguindo melhor.. esta me fazendo muito bem.. grata

  111. Helenice comentou:

    Ola Saulo, Gostei muito da entrevista gostaria ter visto toda,pois estou começando as prática de meditação agora e minha mente, vem com um turbilhão de pensamento e me pego julgando o que esta certo ou errado.
    Obrigado me ajudou muito.

  112. juvenal araujo comentou:

    Muito bom mesmo, o seu conhecimento sempre nos trás paz interior. Tenho 53 anos, vivo sozinho, eu sempre procurei me reencontrar e tenho certeza que ainda me encontrarei. Parabéns por este trabalho maravilhoso. Mexe com nosso corpo e com nossa alma.

  113. Roseli dos Santos souza sterechuc comentou:

    Muito boa explicação sobre meditação Saulo,achei ótimo e simples mas eficaz. Concordo plenamente com esta metodologia,onde cada um busque a melhor mareira de meditar. Para mim o importante é praticar é meditar, só atraves dela podemos nos conhecemos,voltar se pra dentro de si. A meditação a mais importante jornada que voce pode fazer é a jornada interna. Essa é a jornada para a verdade de quem você realmente é. Muito obrigado pelo seu trabalho.
    Gratidão!!

  114. MARIA JOSEFA comentou:

    Gostei da entrevista e de rever meu adorado professor Otávio.
    Hoje é 0 meu 21 dia do programa que comprei Despertar do Amor – Relaxamento Induzido e me sinto muito bem, depois dessa parte deixo a a musica de subliminar tocando e pego no sono sem perceber.
    O resultado tem sido maravilhoso.
    Gratidão

  115. Makoto Shimizu comentou:

    Muito interessante a entrevista – e foi esclarecedor, um aprendizado ouvir falar que se deve deixar os pensamentos fluirem, sem tentar questioná-los – isso gera tensão – era algo que tinha dúvidas, regra geral eu tentava “parar” os pensamentos e isso gerava tensão, nervosismo, tentar resistir gerava efeitos adversos, deixar fluir e naturalmente cessar, chegar ao silêncio é conseqüência.

  116. Nilton Spat comentou:

    Sempre acreditei que deveríamos desenvolver domínio sobre a atividade de nossa mente; não deveríamos gastar energia com pensamentos negativos; no entanto é muito grande a dificuldade em frear a enxurrada de pensamentos e daí a nos identificarmos com algum deles comum. Você colocou nova luz sobre o assunto em teu vídeo. Vou pensar muito sobre tuas colocações. de antemão obrigado.

  117. Ocilon Remi comentou:

    Adorei o vídeo, tenho feito as meditações que adquiri e os resultados tem sido muito bons. Já tenho um pouco de conhecimentos sobre meditação mas, com os vídeos tenho aprendido ainda mais.
    Agradeço pelo seu trabalho que é maravilhoso. Um forte abraço e muito obrigado.

  118. Maura comentou:

    Obrigada Saulo por estes esclarecientos. Por enquanto estou fazendo ao exercício de meditação do seu video e estou gostando muito.
    Sempre que tiver algo intrevistas, comentários e outros exercícios, me mande, recebo com muito interesse.
    Obrigada
    Maura

  119. Maria sonia comentou:

    É a primeira vez que assisto um vídeo seu e leio seus artigos.
    Creio que você me ajudará muito na minha busca interior. Obrigada!

  120. Lia Targino comentou:

    Simples, objetivo, eficaz. Maravilhoso.
    Agradecimentos.

  121. Suzete comentou:

    Oi Saulo, gostei muito da entrevista, percebi que estou entrando em meditação por meio dos movimentos, a observação das coisas que estão acontecendo a minha volta e como no turbilhão das sensações e pensamentos, aos poucos vou permitindo o fluir dos pensamentos sem a necessidade de tanto julgar. Não é fácil, mas através das meditações efetuadas com o seu vídeo e as dicas que você vem passando, parece que as coisas vão se encaixando melhor. Muito Obrigada, sucesso sempre e que o Universo continue banhando seus caminhos em Luz.

  122. Bruna N. Cavalari comentou:

    Adorei a explicação!!! já estou praticamente o relaxamento e está surtindo efeitos maravilhosos! obrigada por compartilhar da sua experiência!

  123. Maria Fernanda Luz Rodrigues comentou:

    Gostei e achei interessante e sábio os comentários de Saulo e também suficientes para o bem de qualquer mente.

  124. Paulo Ivan Casagrande comentou:

    Excelente orientação sobre a importância da meditação. A meditação diaria nos leva a uma vida mais equilibrada, harmonizada, saudáve e feliz. Pratíco meditação diariamente.

  125. Luzany B S Santos comentou:

    Estou tentando me entregar a meditação gradativamente. Aderi a atividade física regular também. Porém meu estado emocional está oscilando. Quando entro em “crises de ansiedade’ e o ar falta e o coração palpita o controle da respiração está ajudando a aliviar a sensação. Gostei do vídeo. É um trabalho no qual estou acreditando. Porém percebo q é um processo a longo prazo. Obrigada por nos acompanhar.

  126. fernando weber comentou:

    Muito interessante a sua entrevista, Saulo! Seus ensinamentos tem sido de grande valia!!!Grande abraço

  127. Eliana Albuquerque comentou:

    O vídeo me ajudou a compreender melhor sobre a meditação e que posso realizar em qualquer local, situação, basta tentar e aprender, ainda sinto dificuldade de me concentrar, estou fazendo Pilates aprendendo a respirar certo. Estou muito agradecida pela sua ajuda, um profissional de excelente capacidade de nos tranquilizar.

  128. Rejane comentou:

    Gostei muito das dicas rapaz, você não mudou muito do ontem para o hoje. Continua sempre jovem e com todo respeito bonito. Obrigada por compartilhar esse vídeo para mim também.

  129. Eliana Albuquerque comentou:

    o video muito nos ajuda a refletir e orienta na meditação que muitas vezes sinto dificuldades de me concentrar, mas após aderir a este programa me sinto melhor mais calma e consigo sempre estar respirando e tomando água, agradece de todo coração pela ajuda.

  130. Silvia Boris comentou:

    Ahdorei Saulo,,, esclarecedor e direto!!! Obrigada por fazer este bem para nos da modernidade!!! Gosto mto de meditar tanto zazen qto ativa .. Bjs$$&$$$ de luz✨✨

  131. Olá Saulo!

    Amei esse vídeo ! Gostaria muito que você postasse um outro vídeo, dando continuidade no assunto que fala sobre os estímulos externos do meio ambiente que ocorrem naturalmente durante o tempo todo, e você nos passasse ténicas / ferramentas para que nos auxiliasse a nos prevenir que esses estímulos nos afetem de modo negativo na nossa mente, e consequentemente no corpo físico. Muito obrigada e um grande abraço!

  132. Ariane Sanches comentou:

    Gostaria de saber o motivo pelo qual as pessoas ansiosas tendem a “correr” da meditação. Sempre que tenho que enfrentar meus medos, etc é muito difícil me interiorizar. É assustador. Acho interessante a meditação, mas exige uma autocontrole muito grande.

  133. Zulmira comentou:

    Muito grata, Saulo, por compartilhar seus conhecimentos. Tem me ajudado muito. Gosto do tom de sua voz, de sua forma de explicar. Acredito que a meditação faça a pessoa parecer mais jovem, mas você passa a sabedoria de um idoso, independentemente da sua forma física. Que bom que você vai publicar mais vídeos. Gratidão!

  134. LICIDALVA SOLEDADE comentou:

    Gostei muito da entrevista, pena que não foi completa. Se puder mande o complemento.
    Estou tentando colocar em prática os ensinamentos que recebo, apesar das dificuldades que encontro em me concentrar. Grata.

  135. LICIDALVA SOLEDADE comentou:

    Querido Saulo, como citei no meu comentário, tenho dificuldade na concentração. Será que a meditação em movimento seria melhor para mim? Gostaria de mais detalhes sobre esta meditação. Muito Gra
    ta.

    • Licidalva,

      Qualquer atividade física onde você pode manter a atenção no corpo pode ser um estímulo para meditar utilizando o movimento.

      Um abraço,

      Saulo

  136. eileen brasil comentou:

    Sofro de forte depressao e li que o mindfullness ou atencao plena como forma de meditacao traz prova cientifica de melhora na doenca. Gostaria de estruturar algo em relacao a isto. Um curso, por exemplo, q me ensine como comecar, fazer, continuar. Gostei muito de seus videos. Pode me ajudar? Moro em Teredopolis, RJ.

  137. Maria Lúcia Knebl comentou:

    Agradeço imensamente por clarear minha mente.
    As emoções são valiosas e podemos aprender a lidar bem com elas. A forma pensamento é uma grandiosa energia que pode transformar nosso ser, nos aproximando de nosso eu verdadeiro. Percebemos que podemos viver bem com as circunstâncias que nos cercam, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis.

  138. Vlanira comentou:

    Excelente vídeo! Colocações importantes e verdadeiras! Pena que não tivemos acesso a toda a entrevista!

  139. Elissa Virgínia Barros comentou:

    Tenho muita dificuldade para meditar, mas pelo que tenho observado em seus ensinamentos, o aprendizado é com a prática.

  140. Dolores comentou:

    Bom dia Saulo!comprei seu método de meditação, porque desde que tive síndrome de pãnico, fiz um tratamento chamado tratamento autógeno básico, que nada mais é que a própria meditação feita na ioga,que fiz uns três anos. Já me entrego totalmente na pratica, apesar de não ser constante, mas quando as dificuldades da vida me atinge recorro sempre a esse método ,além da minha fé em Deus, e me sinto muito bem,recupero minha auto confiança.Gostei muito da entrevista,continue sempre dando suas dicas maravilhosas,pois precisamos antes de tudo nos conhecer profundamente,para entender os outros. Abraço

  141. Maria Beatriz N. M. Bertazzi comentou:

    Embora já tivesse ouvido falar dessa forma da meditação, acho difícil meditar. Gostei do vídeo.

  142. oi Saulo ,boa tarde . Muito bom o video sobre a meditação, que realmente é importante para o nosso dia a dia . Deus te abençoe sempre. Cidinha Furlan .

  143. Orilda Correa Barbosa comentou:

    Saulo, Parabéns por divulgar praticas tão importantes para nos.
    Sou sua fã! obrigada

  144. Maria das Graças C. de Lima comentou:

    Adorei a entrevista sobre meditação.

  145. Paulo comentou:

    Gostei Saulo. Bem objetivo e direto

  146. Reinaldo Gonçalves Cipriano comentou:

    Gostei muito da entrevista e vejo que ainda terei uma longa “batalha” para atingir um estado de meditação ,o que desejo.
    Recentemente iniciei com a mensagem subliminar e a meditação induzida “Despertar do Amor” e tenho obtido grandes avanços inclusive com a ansiedade e até já iniciei um processo de dieta de emagrecimento ,o que por motivos de saude preciso muito e talvez não conseguia por conta de minha ansiedade e nervosismo excessivos.
    Sds
    Reinaldo

  147. Nubia Lafaiete da Silva Amaral Fernandes comentou:

    Olá Saulo!!! Eu já te confesso , você foi um anjo que DEUS me enviou. Amei desde o inicio do seu brilhante trabalho ” missão” . E esse video me ajudou muito. E aproveito para te perguntar como faço para fazer um processo de tratamento mais integro com você. Quero ser mestre como você, para juntos levar esse método incrível que você nos presenteia . abraços de Núbia Fernandes

  148. Sálvio Ribeiro Lage comentou:

    Parabéns, Saulo, brilhante entrevista.
    Continue nos agraciando com seus conhecimentos pois isso tem sido de de grande ajuda.

    Um abraço

    Sálvio

  149. Adilson comentou:

    Boa tarde. Saulo ainda tenho dificuldade de fazer meditação, sinto sem nenhum controle de me concentrar, sinto algo ruim no corpo, espéro um dia chegar lá. Grato!

  150. MANUEL comentou:

    obrigado nos ajudou muito mas nao e facil esta depressao

  151. Fátima Rozeli comentou:

    Amei este vídio esta me ajudando muito
    Obrigad

  152. Gernaide Cézar comentou:

    Olá Saulo.
    Gostei e ouvi várias vezes. Estou certa que tenho de fazer uma mudança nos meus conceitos. Só me sinto bem meditando deitada. Vou fazer como você falou e sei que vou conseguir, pois sou determinada, mas reconheço que exige muita prática. Preciso viver em paz. Agradeço muito a sua atenção e carinho, pois você sempre está pronto a me ajudar. Acho que você é uma pessoa muito especial! Peço sua permissão para estar lhe seguindo, pois tenho muita crença nas suas práticas sobre a vida e sobre Meditação!
    Agradeço com carinho! Abraço

  153. Raimundo Derval Santana comentou:

    Ola Saulo, obrigado por compartilhar este conhecimento sobre meditação.Por gentileza gostaria de conhecer mais sobre meditação em movimento.Desde já agradeço.

  154. maria eliza comentou:

    Sensacional é pouco. Magnífico ,Maravilhoso, Como nos faz bem. Obrigado.

  155. Amei. Excelente. A meditação é algo profundo. O seu vídeo é bastante esclarecedor. Vou assistir várias vezes. Preciso muito entrar no silêncio do meu eu. Saulo você é um excelente terapeuta. Muito obrigada. Deus esteja sempre com você.

  156. Bernadette Decottignies de Barros comentou:

    Muito Obrigada. Me ajudou muito. Aliás, seus ensinamentos têm me ajudado muito. O relaxamento induzido já faz parte dos meus hábitos diários e me causa um bem estar muito grande.
    Gostaria de saber mais sobre meditação em movimento.
    Desde já, agradeço.
    Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>